jul 2018 / Dicas

Sobre Acreditação

Mas afinal, o que é Acreditação?


O processo de Acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado. A avaliação é realizada pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA, tendo como referência as normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação – utiliza padrões definidos (Mapeamento de processos, identificação dos riscos, monitoramento e desenvolvimento dos gestores e seus colaboradores) e visa garantir a segurança e a qualidade da assistência.


A certificação pode ocorrer em três níveis:


Acreditado: Para instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade,
incluindo aspectos estruturais e assistenciais (válido por dois anos).


Acreditado Pleno: Para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada,
com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades (válido por dois anos).


Acreditado com Excelência: O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. Uma Organização ou Programa da
Saúde Acreditado com excelência atende aos níveis 1 e 2 , além dos requisitos específicos dos nível 3. A instituição já
deve demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional (válido por três anos).


Histórico Laboratório Dr. Prates


Em agosto de 2006 o Laboratório Dr. Prates entrou no processo direto de Acreditação junto da ONA, através do IQG (Instituto Qualisa de Gestão), tornando-se o 5º Laboratório de Patologia Cirúrgica Acreditado pela ONA, no Brasil. Hoje com Excelência (nível 3) desde de 2012.

 

Visita de Recertificação

 

Em 20 e 21 de Agosto ocorre a visita de recertificação, realizada pelas auditoras do IQG Roberta Ribeiro Luongo e Renata Danieli Bozzuto, e nossa meta é manter o nível 3 (Acreditado com Excelência). Para isto, nossos esforços estão voltados para a manutenção e a implantação de nossas ações, pois devemos estar permanentemente sob análise crítica produtiva e a mesma deve ser compartilhada e disseminada por toda a empresa, redistribuindo recursos segundo as prioridades e promovendo um equilíbrio constante no processo como um todo. O resultado de todo este trabalho para manter-se Acreditado não é somente obter a Qualificação em si, mas através deste processo propocionar evolução do conhecimento sobre as boas práticas já existentes na empresa, em conjunto com a valorização pessoal e profissional decorrente do processo de educação permanente, que faz com que
nossos funcionários vão naturalmente demonstrando interesse em identificar e distinguir as não conformidades existentes entre as práticas executadas e os padrões aceitáveis de qualidade. 

 


Acreditação - conquista de todos!

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